segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Ande por Paris, França, no elegante bairro de Marais


Ande por Paris, França, no elegante bairro de Marais, no 4º arrondissement, também conhecido como SoMa (sul do Marais), é repleto de boutiques de luxo, galerias e clubes. No passado, foi ocupado por uma comunidade judaica, e hoje o bairro ainda abriga inúmeros restaurantes kosher. A Praça des Vosges, com uma área gramada, ostenta elegantes arcadas e o Museu Victor Hugo, onde viveu o escritor. As ruas em torno do metrô Saint-Paul levam ao museu da fotografia, o Maison Européenne de la Photographie.

Bem, o Marais está no centro de Paris e abarca dois bairros – o 3˚ e o 4˚ arrondissements. Em linhas gerais, o 4˚ arrondissement é conhecido como Marais. E o 3°, como Alto Marais (Haut Marais em francês).
A principal atração turística do bairro é a Place des Vosges, a mais antiga praça planejada da cidade, responsável por atrair turistas de todo o mundo para a região.
Place des Vosge
Place des Vosges
Nas ruas em volta da praça há uma grande concentração de “mansões”, conhecidas como hotels particuliers, construídas nos séculos 17 e 18. O Musée Carnavalet, dedicado à história da cidade, é um belo exemplo pois está instalado em dois lindos hotels particuliers.
No coração do 4° arrondissement se encontra uma parte da comunidade judaica parisiense. Entre as rues des Rosiers e des Écouffes, você vai encontrar sinagogas, livrarias, ótimas pâtisseries e padarias e o famoso l’As du Falafel, um restaurante simples que atrai multidões vindas de todos os cantos da cidade para comer o maravilhoso sanduíche da casa.
Multidão em frente ao As du Falafel, na rue des Rosiers
Multidão em frente ao As du Falafel, na rue des Rosiers
Aí encontramos também a região gay da cidade, com as bandeiras coloridas, bares, lojas e livrarias voltadas para esse público.
A Rue Vieille du Temple é a principal rua da região – liga o Marais ao Alto Marais e concentra ótimos restaurantes e cafés, dos mais tradicionais aos mais modernos, todos ótimos. Nosso prediletos são o Robert et Louise, o Glou (do mesmo proprietário do também excelente Jaja), a creperia Breizh Café, o tradicional Fer à Cheval (mesmo tendo um dos piores banheiros da cidade). Já a Rue des Francs Bourgeois (que cruza a Vieille du Temple) concentra lojas e mais lojas.
Glou, un dos restaurantes da Rue Vieille du Temple
Glou, un dos restaurantes da Rue Vieille du Temple

O Alto Marais

O Alto Marais é a parte menos turística da região e talvez por isso mais simpática, na nossa opinião. Aqui estão as galerias de arte e também o maravilhoso Museu Picasso. Na rue de Bretagne, você vai encontrar um comércio de bairro de encher a boca d’água – ótimas padarias, fromageries etc. E é nessa rua que está o delicioso Marché des Enfants Rouge, ponto de encontro dos parisienses para o almoço  de sábado.
Mesas dos restaurantes dentro do Marché des Enfants Rouges
Mesas dos restaurantes dentro do Marché des Enfants Rouges
A região ao redor da Square du Temple também está a cada dia mais interessante, cheia de lojas e cafés. No Carreau du Temple sempre acontecem feiras e eventos interessantes como o Salão do Vintage o Festival de Food Trucks.
E, se você é louco por chocolates, não deixe de passar no Jacques Genin, um dos melhores chocolateiros de Paris.
A região ainda é um prato cheio para quem quer ir às compras – tanto o Marais quanto o Alto Marais são uma sucessão de ótimas lojas. Veja nosso circuito de lojas do Marais.
Você ainda não pode deixar de visitar o museu Centre Pompidou, mais conhecido pelos parisienses como Beaubourg, que fica no limite entre os arrondissements 4 e 2.
As escadas rolantes do Beaubourg
As escadas rolantes do Beaubourg
Em suma, além de ser uma região cheia de história e com um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos de Paris, o Marais é um bairro jovem, alegre, descontraído e diverso, que atrai pessoas de todas as idades, gêneros e nacionalidades. Se você ainda não conhece, reserve um dia inteiro para essa região. Vale a pena. No nosso guia de Roteiros de Paris, nós temos um excelente roteiro do Marais. Consulte aqui.
Se quiser se hospedar aqui, a região tem alguns hotéis muito simpáticos como o Le Petit Moulin, o Émile, o Caron de Beaumarchais.


Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso de Fotografia Online Fotógrafo Ninja - Do zero ao avançado

DOMINE SUA CÂMERA, APRENDA FAZER ENQUADRAMENTOS PERFEITOS E TRATE SUAS FOTOS COMO UM FOTÓGRAFO PROFISSIONAL   EM  3 0 DIAS   OU NÃO PAGUE NE...